sexta-feira, 3 de julho de 2009

Seleção Inter-American Human Rights Moot Court 2010


Pessoas,

ontem recebi uma das melhores notícias do ano. Explico: os professores José Ricardo e Francisco Barreto estão montando um grupo para preparar alunos de graduação para a Inter American Human Rights Moot Court de 2010. Pra quem não sabe ainda o que é essa competição, explico novamente: é uma simulação da Corte Interamericana de Direitos Humanos que envolve a resolução de um caso hipotético (porém sempre muito contextualizado nos probelmas e questões do continente) por estudantes de Direito de todo o continente. O evento acontece nos mês de maio, em Washington. Porém, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realiza uma etapa nacional do evento (geralmente em março-abril) para cuja equipe vencedora oferece o prêmio de ir a Washington com todas as despesas pagas.

Eu sou suspeita para falar, pois, como vocês todos já sabem, sou uma estusiasta inveterada das moot courts, e acho que são um instrumento didático incomparável e fundamental para a formação jurídica. Por conta disso, fiquei feliz demais quando soube que havia professores que compartilhavam desse entusiasmo e também acreditavam e queriam participar dessa idéia.

Bem, vocês também podem imaginar como a coisa toda de Washington é muito muito legal. Várias faculdades de Direito brasileiras já participaram e já obtiveram ótimos resultados na competição. Esse ano, a UERJ participou do evento pela primeira vez, na etapa nacional. E aí entra a boa notícia: a nossa Faculdade vai participar pelo menos nos próximos dois anos da Interamerican Human Rights Moot Court em Washinton (com patrocício da Fundação Ford)! Os profs Francisco e José Ricardo estão pessoalmente envolvidos com a idéia e montaram um projeto de preparação invejável para as futuras equipes que irão representar a Faculdade de Direito da UERJ nos próximos anos. A seleção para o grupo de preparação sera feita conforme as indicações abaixo. Não deixem de participar da seleção! É uma oportunidade ímpar para conhecer profundamente os direitos humanos no contexto das Américas, para aprender e debater com dois professores formidáveis, para fazer parte de um grupo certamente virtuoso, para representar a UERJ em Washington e conhecer muita gente boa por lá e no meio do caminho.


Pra quem quiser conhecer mais a respeito da Inter- American Human Rights Moot Court, eis o link: http://www.wcl.american.edu/hracademy/mcourt/.



SELEÇÃO PARA O GRUPO DE PREPARAÇÃO PARA A INTER-AMERICAN HUMAN RIGHTS MOOT COURT 2010


- Público-alvo: alunos regularmente matriculados entre o 2º e o 9º períodos;

- Instruções: enviar para este e-mail (fcbarretojr@yahoo.com.br) os seguintes documentos até o dia 10/07:

a) Curriculum Vitae

b) Histórico de notas da Faculdade

Após a triagem desses documentos, os professores selecionarão alguns alunos para uma entrevista. Dos alunos que forem para a entrevista, 10 serão selcionados para fazer parte do Grupo de Preparação.

Apoio: Fundação Ford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito Internacional da Faculdade de Direito da UERJ